sexta-feira, 14 de junho de 2013

1.ª Caminhada Noturna da Cidade Tiradentes



IGREJA DE SANTA CRUZ DAS ALMAS



Esta igreja foi fundada no ano de 1921, e fica situada na Avenida Iguatemi, nº 1802 – Jd Pedra Branca.
Esse território antes era uma fazenda , nesta época viviam muitos negros escravos que ali eram exterminados, no entanto o fazendeiro da época decidiu construir ali uma capela dedicada as almas dos escravos que segundo a tradição popular, ainda era repleto dos espíritos destes escravos, até o ano de 1959, o Santuário da Santa Cruz das Almas, tinha uma comunidade viva que se encontrava nos dias de semana para catequese e a celebração do domingo.
                                             
Relatos da Carta deixada em 27.04.2004 por Dona Iracema Cardoso Japequino




 Igreja de Santa Cruz teve inicio com a capelinha construída entre 1924 e 1930 pelo Senhor Saturnino Pereira proprietário de todas as terras existente ao redor. Após a ampliação da capela em 1940 tiveram inicio as festas de S. Cruz no dia 3 de maio neste ano começou também as aulas de catecismo todas os domingos e uma vez ao mês o Pe Alfredo reforçava a catequese passaram por aqui o Pe Miguel , Pe Justino e por ultimo Pe José Maria Vigário de Guaianases na época. As festas continuaram ate 1959.


Nesta época a estrada de rodagem que liga Guaianases a Iguatemi, passava em frente a Igreja que se localiza no Bairro de Passagem Funda.
As festas de Santa Cruz eram belíssimas. O mais importante e mais valioso disso tudo era a união a dedicação e a integração das pessoas que ali moravam. O Senhor Saturnino Pereira como dono da igreja  nomeava uns festeiros e este era responsável pela coordenação dos festejos. Os homens se mobilizavam  a partir de quinta-feira, começando pela construção de toda a área externa, pediam madeiras para a fogueira , mastro para bandeira de Santa Cruz , e pau de sebo. Os festeiros era responsável pelas moringas , pelas prendas e pelos fogos. AS mulheres lavavam a igreja , arrumavam as andores ( de Nossa Senhora Aparecida, Santo Antonio, de São Benedito, Bom Jesus de Pirapora e Nossa Senhora de Lourdes. O Senhor Saturnino  matava um boi e muitos frangos, muitos pães , farinha etc. A festa começava na quinta-feira e tinha seu ponto culminante no sábado e domingo quando acontecia o leilão  . A Banda de musica era uma atração e desfilava  atrás da procissão dos andores e dos devotos rezando e cantando. A quebra de moringas com prendas, os violeiros que executava danças folclóricas, religiosas Cateretê.
A festa-se encerrava com churrasco chopp e vinha para o almoço dos festeiros .Todo o povo participava dos comes e bebes. A noitinha com o encerramento da festa acontecia a queima de fogos.



Observações:
1.      Segundo moradores os equipamentos que eram usados para açoitar os escravos foram levados pela COHAB e outros órgãos que organizavam as moradias populares no começo de 1989.

2.      A Cruz desta Igreja dada de presente por Luis Matheus foi trazida de Portugal é a Unida Cruz no Brasil em que Jesus ainda esta de olhos abertos. ( Foi retirada pelo Padre Marcelo Guedes( 2000 a 2003) pois a madeira original estava ruída de cupins. Até o momento não foi entregue a capelinha.



DIÁRIO DE BORDO: Pesquisando Cidade Tiradentes

Hoje, 28 de maio, mais uma vez o Grupo Pombas Urbanas sai a campo para desvendar as memórias de Cidade Tiradentes. E o roteiro de hoje teve como destino a Igreja Santa Cruz das Almas. E quais histórias habitam aquele lugar? Disseram-nos que ali, naquele mesmo terreno eram enforcados os escravos. Dentro da igreja, um recorte de jornal afixado a parede dizia que foi construída nos anos 20 e que foi acrescido o "das almas" ao seu nome por acreditar-se nas energias guardadas ali.
No entorno, uma fusão de imagens diversas: Urbano. Favela. Antigo.Novo. Crianças correndo por todos os lados. Uma bolinha de plástico amarelo reúne a todas num intenso frisson. Sentam-se frente a igreja. Atrás de si, memórias de um passado nem tão distante; mas silenciado. É preciso cavar. Como arqueólogos, minuciosa e estrategicamente tocar o chão. Como nossos ancestrais, descalços, por os pés na terra. SENTIR.OUVIR.REINVENTAR .








1ª Caminhada Noturna de Cidade Tiradentes aconteceu em 13 de maio


Dia Nacional do Combate ao Racismo, com o tema Resgate Histórico e um olhar para a Atualidade.


Nas estações foram apresentados vídeos sobre a história local e depoimentos de personalidades da região que vivenciaram estes momentos.


Concentração

19h30 – Casa da Fazenda Cidade Tiradentes

(Rua Sara Kubitschek, 165, junto ao

Terminal Tiradentes)

Percurso

20h00 – Saída em direção à Igreja de Santa

Cruz das Almas

21h30 – Encerramento da Caminhada

(Estrada do Iguatemi, 1802)


 Mais 100 fotos Facebook








Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?