sábado, 21 de novembro de 2009

São Paulo tem mais um parque - O Parque da Consciência Negra




Os moradores de Cidade Tiradentes ganharam nesta Sexta, feriado, o Parque Municipal da Consciência  Negra. O nome é uma homenagem à população local, formada em grande parte por descendentes de negros.









O novo parque integra o programa 100 Parques para São Paulo e é a nascente do córrego Itaquera, em área ainda preservada de Mata Atlântica.

O local possui também uma mata de reflorestamento.



No local, foram construídos um quiosque, uma ciclovia de 600 metros, pista para caminhada, e um grande terreiro para a prática de capoeira, danças e apresentações culturais chamado de Terreiro dos 5 Elementos.
Entre as obras de construção do parque está a revitalização do córrego, feita pela Sabesp. "Isto aqui era um rio de esgoto. Muitos meninos aqui nunca viram um rio limpo. Isto é o que fazemos, graças ao programa Córrego Limpo", afirmou o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que também destacou a acessibilidade do parque.

Futuramente serão colocados em vários pontos do parque totens com informações sobre grandes brasileiros de origem africana, como o poeta Castro Alves e o engenheiro e geógrafo Teodoro Sampaio





A festa de inauguração do parque contou com apresentação de roda de capoeira, (União Arte e Cultura) e (Mestre Perna) grupo de percussão (AEMA) música (De Frente pro Matagal)ONG NAPAZ e dança (Kajila) e exposição de máscaras africanas, confeccionadas com argila do parque pelas crianças que fazem parte do “Ofício Social” , CONPARES onde a ONG NAPAZ em parceria  com a  ONG AEMA. e a EMEF Aureliano Leite, realizam diversos cursos gratuitos para a população


"No dia da Consciência Negra, nada melhor do que entregar este parque, que leva seu nome", disse Kassab. "Se tem algo que podemos lamentar, é a histórica falta de um número adequado de parques em São Paulo. Hoje, é mais difícil fazê-los, pois a cidade está ocupada e as áreas livres são mais caras. Mas vamos continuar", concluiu o prefeito, que relembrou o compromisso de deixar a Cidade com 100 áreas verdes. 



Durante a cerimônia,Kassab plantou um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade.




As opções de lazer eram poucas na região, como bem sabem os moradores. "A comunidade é isolada, tudo é distante. Se os meninos não tiverem um espaço cultural como este, podem se envolver com coisas erradas. Este parque é um grande apoio para nós", afirmou Antônio José de Lira, o mais antigo mestre em atividade em Cidade Tiradentes. 
 
Mestre Antônio ensina 120 crianças acima de 5 anos a treinar capoeira, da confecção dos instrumentos às danças. "Levei uma vez as crianças para o Parque do Carmo, em Itaquera. Muitos nunca tinham ido a um parque. Agora quero trazê-las aqui, porque elas gostaram bastante", afirmou.



 Durante a inauguração, teve início a 2ª fase do Programa de Recuperação de Crédito 1.000, cujo objetivo é renegociar as dívidas de moradores de Conjuntos Habitacionais, começando pela COHAB Cidade Tiradentes. Os débitos poderão ser parcelados em até 25 anos, com parcelas que variam de R$ 97 a R$ 186. Há desconto de 15% para quitação à vista.


Em Cidade Tiradentes, estão concentrados mais de 50% dos inadimplentes da COHAB. São cerca de 42 mil mutuários inadimplentes do total de 160 mil unidades financiadas pela Companhia.

Criado em maio de 2008, o Programa foi aperfeiçoado para se adequar à realidade financeira dos mutuários: por causa do longo período de inadimplência, sobre o qual recai multa e juros, o saldo devedor desses apartamentos chegava a ser cinco vezes o valor do próprio imóvel. A solução encontrada foi substituir o contrato original por um novo.


Os moradores devedores que não sejam os mutuários originais e não possuam documento de propriedade podem saldar as dívidas, regularizar sua situação e ter o imóvel em seu nome.








Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?