quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Cidade Tiradentes ganha Parque no Dia da Consciência Negra



Cidade Tiradentes ganha Parque no Dia da Consciência Negra


do portal da prefeitura:

Parque da Consciência Negra será inaugurado nesta sexta-feira (20/11), em homenagem à população local, formada em boa parte por descendentes de africanos. A inauguração contará com dança afro e exposição de máscaras, confeccionadas com argila do parque.


No próximo dia 20 de novembro, os moradores de Cidade Tiradentes ganham um presente: o Parque Municipal da Consciência Negra. O nome é uma homenagem à população local, formada em boa parte por descendentes de africanos.

A inauguração do parque contará com roda de capoeira, grupo musical De Frente Pro Matagal com percussão de tambores, Grupo Kajila de dança afro e exposição de máscaras afro, confeccionadas com argila do parque. A programação terá início às 9h30.

O novo parque está localizado a 200 metros da nascente do córrego Itaquera, que cruza sua área ainda preservada e tem mais de 162 mil m². No local já existia uma mata de reflorestamento e uma pequena parte de Mata Atlântica preservada. O projeto reforçou o verde com buritizal, urucum, espada de São Jorge, guariroba e outras espécies que remetem a cultura africana.

No Parque foram construídos quiosques, uma ciclovia de 600 metros, pista para caminhada e um grande terreiro para prática de capoeira, danças e apresentações culturais. Futuramente serão colocados em vários pontos do parque totens com informações sobre grandes personagens brasileiros afrodescendentes, como Castro Alves e Teodoro Sampaio.

Na cerimônia de entrega haverá plantio de Baobá, árvore de origem africana de grande longevidade com aspecto curioso, mais freqüente no nordeste do Brasil, e também de Gameleira da região amazônica, também encontrada no Triângulo Mineiro e Sul de Goiás e usada para a confecção de gamelas e recipientes.

Serviço

Inauguração Parque Municipal da Consciência Negra
Dia: 20 de novembro
Horário: 9h30
Endereço: Rua José Francisco Brandão, 330, Cidade Tiradentes


Nenhum comentário:

MultiColor Interatividade

Jornal Cidade Tiradentes

Jornal Cidade Tiradentes
Alguém neste país ainda limpa a bunda com jornal?